Recent

Author Topic: Dúvida sobre Lazarus + Access  (Read 3141 times)

zito

  • Newbie
  • Posts: 6
Dúvida sobre Lazarus + Access
« on: April 08, 2018, 03:43:27 pm »
Olá a todos, sou novo no Fórum, e gostaria da ajuda de vocês, estou criando um programa de agenda que estou aprendendo via vídeo aulas de Delphi 7, mas na vídeo aula ele usa  MySQL, eu optei por usar Access 2016.
Até ai tudo bem, mas em certo momento ele utiliza o seguinte comando:

Code: Pascal  [Select][+][-]
  1. procedure TfrmCadContato.FormShow(Sender: Tobject);
  2. Begin
  3.        DM.ADOTBPessoa.Open;
  4.           if (DM.ADOTBPessoa.RecordCount<>0)then
  5.               Begin
  6.                    BitNovo.Enabled:=True;        
  7.  

Minha dúvida é: o que esse comando "DM." faz? e com Access como eu faria? pesquisei na net e não achei nada referente, sei que no caso do ADOTable dele, uso SQLQuery1 no lugar, tentei usar estes mesmos comando dele não funcionou, meu banco está conectando normalmente, está funcionando a conexão.

Aguardo uma ajuda rs, Obrigado a todos

arirod

  • New Member
  • *
  • Posts: 28
Re: Dúvida sobre Lazarus + Access
« Reply #1 on: April 08, 2018, 05:16:39 pm »
"DM" ...Datamodule é um componente nao visual (uma area, assim por dizer) que serve como repositorio para seus componentes de conexao e acesso ao banco de dados...la vc arrastaria (colocaria dentro dele) seu componente de conexao SQLQuery....procure em File -> New -> Datamodule...(uma vez criado, ai pode implementar este codigo)
bons codigos aeee

zito

  • Newbie
  • Posts: 6
Re: Dúvida sobre Lazarus + Access
« Reply #2 on: April 08, 2018, 05:59:30 pm »
sim, eu criei e está dentro a minha query, mas não sei se esse comando funciona no lazarus, pq ele sempre da DM. Not found

arirod

  • New Member
  • *
  • Posts: 28
Re: Dúvida sobre Lazarus + Access
« Reply #3 on: April 08, 2018, 08:58:01 pm »
abre o datamodule... no object inspector do mesmo altere a propriedade "name" para DM (provavelmente esta como datamolule1)

zito

  • Newbie
  • Posts: 6
Re: Dúvida sobre Lazarus + Access
« Reply #4 on: April 09, 2018, 01:27:32 am »
Valeu, era isso mesmo, antes eu tinha testado com nome da Unit e também com o nome que estava o data modulo, e não tinha dado certo, agora deu , valeu

 

TinyPortal © 2005-2018